O Setor da Farmácia do Centro Oncológico Mogi das Cruzes faz desde a preparação até a dispensação dos medicamentos, de maneira individual, para os pacientes em tratamento.

Faz parte da equipe responsável pela padronização de medicamentos e materiais médico-hospitalares, avalia a qualidade do produto e realiza a rastreabilidade dos medicamentos, desde o processo de compra até o uso.

A Farmácia de Manipulação do Centro Oncológico Mogi das Cruzes é responsável pelo preparo da Quimioterapia.

A Central de Preparo de Quimioterapia é qualificada ISO classe 7, com cabine de fluxo laminar classe II B2 e conta com infraestrutura que propicia a produção de soluções estéreis, isentas de risco de contaminação e que evidencia a alta qualidade dos produtos dispensados.

Com base na lei vigente, a Central de Preparo de Quimioterapia está dividida em quatro áreas:

Administrativa
Local destinado à recepção e armazenamento de medicamentos;

Paramentação
Local destinado à assepsia das mãos e colocação dos equipamentos de proteção individual;

Higienização
Local destinado à higienização das ampolas;

Manipulação
ISO classe 7, com cabine de fluxo laminar classe II B2, destinada à manipulação dos medicamentos.

Interação Medicamentosa

O Centro Oncológico Mogi das Cruzes conta com uma equipe farmacêutica que oferece assistência e atenção farmacêutica aos pacientes para que possam realizar o tratamento com o uso racional de medicamento, evitando, assim, os riscos de uma interação medicamentosa.

O farmacêutico do Centro Oncológico Mogi das Cruzes interage com o paciente para ouvi-lo, resolver problemas relacionados ou não com os medicamentos, fazer a dispensação de medicamento com orientação sobre o uso, dose, armazenamento adequado e possíveis interações com outros remédios.

O profissional também faz o acompanhamento farmacoterapêutico, prevenindo e resolvendo problemas relacionados aos medicamentos; sendo estes realizados sistematicamente e documentados, a fim de oferecer melhorias na qualidade de vida dos pacientes atendidos.