Você sabia que a maioria das pessoas com câncer de tireoide não sente sintomas? E algumas pessoas são mais vulneráveis a ter a doença do que as outras? Entenda o que é o câncer de tireoide, quais são as causas, sintomas e tratamentos. O Centro Oncológico Mogi das Cruzes está sempre alertando seus pacientes sobre a prevenção do câncer. A dica é manter os exames sempre em dia porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
O que é o câncer de tireoide?
A glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe (cordas vocais). Ela produz hormônios que regulam o seu metabolismo, que é o processo de como o seu corpo usa e armazena sua energia. O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide.
Quais são as causas?
A causa exata do câncer de tireoide não é conhecida, mas as pessoas com certos fatores de risco são mais vulneráveis que outras à doença.
Quais são os fatores de risco?
– tratamentos com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, especialmente na infância ou adolescência
– história familiar de câncer de tireoide
– um grande nódulo ou em rápido crescimento
– idade superior a 40 anos
– Ter um fator de risco não significa que você terá câncer de tireoide e algumas pessoas desenvolvem a doença não tem nenhum fator de risco. Ainda assim, ter um nódulo de tireoide com qualquer um desses fatores de risco requer avaliação.
Existem sintomas?
A maioria das pessoas com câncer de tireoide não tem sintomas.
Como tratar um câncer de tireoide?
O tratamento varia, dependendo do tipo de câncer e se ele se espalhou. As opções de tratamento incluem:
Cirurgia: O cirurgião remove parte ou, mais comumente, toda sua glândula tireoide, e nódulos linfáticos anormais. Alguns cirurgiões também removem os linfonodos próximos, mesmo se eles não estiverem visivelmente anormais. Após a cirurgia, você terá que tomar hormônio tireoideano para o resto de sua vida para substituir os hormônios de tiroide você não pode mais produzir.
Terapia com iodo radioativo: Esse tratamento consiste em ingerir uma pequena quantidade de iodo radioativo para destruir o tecido tireoidiano não removido pela cirurgia. O iodo radioativo também pode tratar o câncer de tireoide que se espalhou para os nódulos linfáticos e outras partes do corpo.
Radiação externa: Para eliminar as células cancerosas e diminuir os tumores, a radiação é dirigida para os nódulos de uma fonte externa ao corpo. Este tipo de tratamento é menos comum, mas algumas pessoas, especialmente aquelas que têm câncer avançado e não podem fazer cirurgia, podem beneficiar-se de radiação externa.
Quimioterapia: É o uso de drogas para eliminar as células cancerosas. A quimioterapia pode ser benéfica para pacientes com tumor anaplásico, mas raramente é utilizada para tratar as outras formas, exceto em estudos clínicos para doença avançada.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia