Você sabia que apenas 10% dos casos de câncer têm causa hereditária?

>>Você sabia que apenas 10% dos casos de câncer têm causa hereditária?

Você sabia que apenas 10% dos casos de câncer têm causa hereditária?

A hereditariedade, além de responsável por muitas características físicas e comportamentais passadas dos pais para os filhos, pode influenciar o desenvolvimento de algumas doenças. Apesar disso, ainda não é a responsável pelo aparecimento de tumores, por exemplo. O risco de câncer hereditário, por exemplo, é registrado apenas em cerca de 10% dos casos.

Entenda o risco de câncer hereditário

Isso quer dizer que, a cada 10 pessoas com câncer, somente 1 deverá desenvolver a doença por conta de alterações genéticas herdada dos pais. As outras 9 terão câncer devido a fatores externos como má alimentação, sedentarismo, tabagismo, exposição aos raios solares sem proteção correta, entre outros, ou até fatores internos como problemas hormonais. Nesse último caso, as alterações que causam a doença acontecem ao longo da vida e não são passadas geneticamente.

O chamado câncer esporádico, aquele que atinge até 90% dos casos devido a fatores externos e internos, pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum nas pessoas mais velhas e não tem um tipo mais frequente. No caso do câncer hereditário, os tumores mais comuns são nas mamas, próstata, ovário, pâncreas, cólon, estômago, melanoma, entre outros. E eles são registrados em pessoas mais novas. Por isso, se recomenda a realização do rastreamento genético frequente em pessoas mais jovens com antecedentes de câncer na família.

Previna-se

Além disso, independente se há ou não registros de casos na família, a orientação para prevenção de qualquer tipo de doença são os mesmos: manter hábitos saudáveis, como se alimentar bem, praticar atividades físicas e de lazer, não consumir bebidas alcoólicas, cigarros e realizar consultas médicas de rotina.

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/risco-genetico-e-cancer/99/6/

O que achou desse texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

2017-07-26T13:18:30+00:00