Para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o câncer de pele, o Centro Oncológico Mogi das Cruzes promoverá a terceira edição do Dezembro Laranja. O evento acontece no dia 03 de dezembro (domingo), das 9 às 15 horas, no Parque Centenário de Mogi das Cruzes, com várias atividades gratuitas para a população, incluindo a entrega de protetor solar.

Durante a ação, as pessoas receberão a orientação de como usar protetor solar corretamente e massagem com alunos dos cursos de Farmácia e Estética da Universidade Braz Cubas, haverá prevenção câncer de pele, mini palestras sobre como o sol pode ser um agente nocivo à saúde e também sobre melanoma, esta última com a dermatologista Paula Suzuki às 10h30 e às 14 horas.

E também aula de dança às 13 horas com a equipe Rit´z Dance com a professora Fernanda Farias. Os participantes também receberão um kit com protetor solar, informativo sobre o câncer de pele e um boné.

“Nossa ideia é levar a mensagem da importância da prevenção contra o câncer de pele de uma maneira divertida e descontraída, impactando a população no momento em que estão mais relaxadas, porém expostas ao sol. Queremos mostrar que uma mudança de hábito pode contribuir na qualidade de vida e bem-estar do indivíduo”, explica Alvaro Otavio Isaias Rodrigues, diretor administrativo do Centro Oncológico Mogi das Cruzes.

Uso de protetor solar

Os alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade Braz Cubas orientarão sobre a forma correta de utilizar o protetor solar e também a importância de utilizar barreiras físicas para diminuir a exposição ao sol, como bonés, chapéus e camiseta.

A coordenadora do curso, professora Margareth Cunha, destaca os riscos da exposição ao sol por tempo prolongado sem que haja nenhuma proteção, uma vez que as radiações tantos dos raios UVA, quanto dos raios UVB são prejudiciais à saúde. “Os raios UVB causam vermelhidão, queimadura e envelhecimento precoce da pele. Já os raios UVA penetram mais profundamente, resultando em efeitos maléficos sobre a pele”, detalha.

A Campanha Dezembro Laranja faz parte do projeto Previna-se realizado pelo Centro Oncológico Mogi das Cruzes. Outros eventos são realizados durante o ano para conscientizar sobre os cânceres de pulmão, mama e próstata. Acontecem nos meses de maio, outubro e novembro.

Câncer de Pele em números

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), três a cada dez brasileiros receberam o diagnóstico de câncer de pele não melanoma neste ano. É o tipo de tumor mais comum para ambos os sexos. A estimativa é terão 80.850 homens e 94.910 mulheres com diagnóstico deste tipo de câncer até o final de 2017.

Palestras gratuitas para empresas

Pelo projeto Previna-se, o Centro Oncológico Mogi das Cruzes também promove para indústrias e empresas da região profissionais palestras preventivas sobre o câncer de pele, que também englobam orientações sobre os cânceres de próstata e mama, dois grandes vilões para a saúde de homens e mulheres. Empresários interessados podem solicitar as palestras sem custo pelo telefone 4795-4795.

 Serviço: 
Campanha Dezembro Laranja contra o de câncer de pele. 
Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, dia 03/12, domingo, das 9h às 15hs. 
Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n – César de Souza.
Distribuição de kits com protetor solar, boné e material informativo.
Atendimento gratuito à população para prevenção do câncer de pele.
Informações para a população (11) 4795-4795