Cirurgião oncológico mogiano esteve no Congresso Europeu de Câncer 2017 (ECCO 2017) realizado em janeiro na Holanda
A importância dos protocolos multidisciplinares para o tratamento de pacientes com câncer foi um dos temas mais debatidos durante o Congresso Europeu de Câncer 2017 (ECCO 2017), que contou com a participação do cirurgião oncológico dr. Ricardo Motta, especialista do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. O médico, que foi convidado a debater sobre os atuais protocolos de tratamento durante uma rodada de palestras, destacou que a multidisciplinaridade é a “forma correta de tratamento da doença”.
“O ECCO 2017 se mostrou um evento inovador, uma vez que a plateia e os palestrantes estavam muito próximos facilitando a interação, a troca de experiências. Além de todo o aprendizado, o grande destaque foi mostrar que o câncer apenas é tratado corretamente quando o paciente é atendido de maneira multidisciplinar, passando pela oncologia clínica, radioterapia e cirurgia oncológica”, comenta. “Voltei repleto de esperança, com novos aprendizados que podem ser aplicados nos tratamentos realizados na região”.
Além das palestras, Ricardo Motta participou de dois cursos de atualização em novos protocolos para tratamento dos cânceres de mama e reto, que foram promovidos pela Sociedade Européia de Oncologia Cirúrgica (ESSO).
“Nos cursos foram discutidas diversas técnicas cirúrgicas para a cirurgia conservadora da mama, diversas técnicas de abordagem de gânglios. Também assisti cirurgias para o câncer de reto inicial e avançado. Foram aprendizados de duas técnicas cirúrgicas bem distintas. A atualização é muito importante porque o conhecimento da oncologia se modifica e se multiplica diariamente, portanto manter se atualizado é obrigatório para ser oncologista”, conclui o cirurgião oncológico.