Comunicação é fundamental! Principalmente a partir do momento de diagnóstico do câncer. Entender melhor a sua doença e a sua relação com ela melhora a qualidade de vida. Algumas pessoas não sabem exatamente o que perguntar nas consultas prévias ou durante o tratamento de câncer, por isso listamos algumas dicas para ajudar a se preparar para as consultas.

 

Certifique-se de que a consulta será esclarecedora!

Na hora da consulta, há algumas dicas que podem lhe ajudar a entender mais sobre a situação:

  • Não tenha vergonha de perguntar. Se não entender algo, peça para o médico repetir.
  • Leve um caderno para anotar os pontos mais importantes. Fique à vontade para pedir dicas que melhorem a qualidade de vida.
  • Leve suas dúvidas anotadas para a consulta.
  • Se quiser mais informações, peça indicação de sites e livros.

 

Pergunte tudo!

Aproveite a consulta com seu médico e tire todas as dúvidas. É importante entender tudo o que está acontecendo com o seu corpo. Faça as perguntas que lhe são mais pertinentes. Algumas dicas do que descobrir:

 

Entenda sobre as opções de tratamento de câncer disponíveis e como irá funcionar.

É importante saber como isso afetará o seu corpo, como cada aspecto do acompanhamento é importante e quais são os melhores meios para aliviar os sintomas.

 

Alinhe as expectativas com o médico.

Entenda como a doença se manifestará no seu corpo, pergunte como se sentirá ao longo do tratamento e, até mesmo, procure saber o que você precisará checar com seu plano de saúde.

 

É importante ter o apoio de familiares e/ou amigos nesse momento. Sinta-se à vontade para compartilhar com eles as informações adquiridas na hora da consulta ou, até mesmo, ir acompanhado.