Dicas de alimentação no verão para pacientes com câncer

>>Dicas de alimentação no verão para pacientes com câncer

Dicas de alimentação no verão para pacientes com câncer

A dieta baseada no consumo de alimentos frescos também traz benefícios aos pacientes com câncer

A estação mais quente do ano pede uma alimentação leve, refrescante e que ajude a repor os líquidos perdidos durante a transpiração. Frutas e vegetais frescos e crus são altamente recomendados pelos profissionais de saúde, que chamam a atenção para os ganhos nutricionais que esses itens trazem ao nosso cardápio.

A dieta baseada no consumo de alimentos frescos também traz benefícios aos pacientes com câncer. Contudo, é importante observar algumas recomendações para não agravar o quadro clínico das pessoas em tratamento oncológico, que apresentam o sistema imunológico fragilizado, e são mais suscetíveis a doenças oportunistas, além de infecções e inflamações.

O alerta é dado pelo do nutricionista do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, Diego Lima: “Podemos consumi-los livremente, desde que higienizados corretamente com uma solução salínica ou hipoclorito de sódio”, ensina.

Lima também indica a inclusão de produtos de origem orgânica, sempre que possível, na dieta diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e composta por uma porção de 400 gramas de verduras e legumes e de três a cinco porções de frutas variadas.

Já na relação dos produtos que podem ser agregados de forma moderada na dieta estão sal, óleos, açúcares e gorduras. Limitar o consumo de alimentos processados é altamente aconselhável, “assim como eliminar por completo o uso de adoçantes artificiais, pois estimulam a produção de insulina”, esclarece o nutricionista.

Hidratação

Manter o corpo hidratado, especialmente por água, também é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A hidratação também pode ser complementada com sucos naturais, de preferência sem açúcar e adoçantes.

Cuidados devem se estender ao armazenamento

O nutricionista oncológico ressalta que, além da higienização dos alimentos, o armazenamento também precisa ser criterioso, como forma de prevenção do câncer. “É primordial eliminar contaminantes alimentares e necessário promover uma reflexão sobre onde ele é preparado e acondicionado. O ideal é sempre dar preferência para os recipientes em vidro e para congelamento de alimentos os saquinhos especialmente desenvolvidos para essa finalidade”, explica.

Ele lembra que potes plásticos, bandejas de espuma e o filme de PVC utilizado para proteger e cobrir alimentos também deve ser evitados, pois com o calor do micro-ondas podem liberar substâncias tóxicas aos alimentos.

 

 

 

2019-01-08T16:18:03+00:00