Câncer de Cólon e Reto

>>Câncer de Cólon e Reto
Câncer de Cólon e Reto 2017-08-31T16:20:51+00:00

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Quais cuidados devo tomar?

• Uma dieta rica em frutas,  vegetais, fibras, cálcio, folato e pobre em gorduras animais;
• A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcoólicas deve ser evitada;
• Prática de exercícios físicos;
• Não fumar.

Como diagnosticar?

O diagnóstico da doença é feito através de biópsia endoscópica com estudo histopatológico.

Quais são os sintomas?

Indivíduos acima de 50 anos com anemia de  origem indeterminada e que apresentam a suspeita de perda crônica de sangue no hemograma, devem realizar endoscopia gastrointestinal superior e inferior. Outros sintomas são: dor abdominal, massa abdominal, melena, constipação, diarreia, náuseas, vômitos, fraqueza e tenesmo. Aparecendo estes sintomas, procure imediatamente seu médico para o esclarecimento do problema.

Como fazer o exame preventivo?

O câncer colorretal, quando detectado em seu estágio inicial, possui grandes chances de cura. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Indivíduos com exame positivo devem realizar colonoscopia.

Pessoas com histórico pessoal ou familiar de câncer de cólon e reto, portadores de doença inflamatória do cólon (retocolite ulcerativa e doença de Chron) e de algumas condições hereditárias devem procurar orientação médica.