O Setor de Radioterapia do Centro Oncológico Mogi das Cruzes também faz a Radioterapia Tridimensional ou Radioterapia Conformacional 3D. Esta modalidade localiza a lesão com melhor precisão, visualizando facilmente as estruturas internas adjacentes ao tumor. A localização da região de tratamento é feita por um equipamento de tomografia específico para simulação de Radioterapia. As imagens são importadas para um sistema de planejamento computadorizado, que permite um estudo da distribuição da dose com melhor precisão, preservando o quanto possível as estruturas adjacentes sadias ao alvo de tratamento.

O que é Radioterapia Tridimensional ou Radioterapia Conformacional 3D?

É uma técnica de tratamento de Radioterapia que utiliza de um exame 3D (a tomografia) para localizar o alvo do tratamento. Além de utilização para diagnóstico e controle dos pacientes, o tomógrafo torna-se indispensável dentro de um serviço de Radioterapia para a realização do tratamento Tridimensional Conformado. Esta modalidade de tratamento só é possível se o tratamento for antecedido de uma tomografia de planejamento.

Qual é a vantagem da Radioterapia Tridimensional ou Radioterapia Conformacional 3D?

Esta técnica é melhor do que a convencional, pois poupa uma quantidade maior de tecidos adjacentes à região de tratamento causando menos efeitos colaterais.

Qual são as etapas da Radioterapia Tridimensional ou Radioterapia Conformacional 3D?

  • Pré-planejamento (equipamento simulador);
  • Tomografia de planejamento;
  • Planejamento técnico;
  • Confecção dos blocos de proteção;
  • Simulação (localização do alvo);
  • Sessões de Radioterapia.

1) Pré-planejamento

Para alguns casos, é necessário o pré-planejamento para moldar um acessório (ex: máscara termoplástica, colchão a vácuo, entre outros itens necessários para o tratamento) e estudar o melhor posicionamento para a realização da tomografia e, consequentemente, do tratamento.

2) Tomografia de planejamento

Na mesa é colocado um tampo plano, o paciente deverá ser posicionado do mesmo jeito que irá realizar o tratamento. Este posicionamento deve ser registrado para que se possa reproduzir em todas as sessões de Radioterapia. São feitas algumas marcas de referência na pele do paciente no tomógrafo para que sirva de referência para a localização do alvo. As imagens são enviadas via rede para o sistema de planejamento computadorizado para que o médico radioterapeuta possa contornar as imagens – corte a corte.

3) O planejamento técnico

O radioterapeuta contorna o alvo e os tecidos adjacentes sadios para preservação dos mesmos e o físico-médico faz o planejamento do tratamento no Sistema de Planejamento Computadorizado afim de irradiar somente a região com a lesão.

4) Confecção dos blocos

Após o radioterapeuta aprovar o planejamento, são confeccionados de blocos de proteção, que assumem o formato das áreas que precisam ser tratadas. Desta maneira, protege as regiões sadias.

5) Simulação do tratamento

NO Centro Oncológico Mogi das Cruzes a simulação do tratamento de Radioterapia acontece em um equipamento chamado de Simulador, que é específico para esta finalidade. São realizadas as radiografias para localização da região a ser tratada é delimitada na pele ou máscara do paciente.

6) Tratamento

Após a simulação e os blocos confeccionados, o paciente inicia a Radioterapia em um equipamento chamado Acelerador Linear. O tratamento é realizado pelo técnico ou técnólogo em Radioterapia.

Além das etapas citadas acima, o paciente passará por consultas semanais com o médico radioterapeuta. Já a Enfermagem da Radioterapia fica disponível para possíveis dúvidas, orientações e consultas.

Após a simulação e os blocos confeccionados, o paciente inicia a Radioterapia em um equipamento chamado Acelerador Linear. O tratamento é realizado pelo técnico ou técnólogo em Radioterapia.

Além das etapas citadas acima, o paciente passará por consultas semanais com o médico radioterapeuta. Já a Enfermagem da Radioterapia fica disponível para possíveis dúvidas, orientações e consultas.