Aplicação de Noripurum na veia [Noripurum Injetável, EV ou IV]

Também somos uma clínica para aplicação de noripurum. Atendimento além do paciente oncológico.

O que significa Aplicação de Noripurum Injetável?

Aplicação de Noripurum Injetável ou, infusão de Noripurum significa “colocar/aplicar diretamente na veia”. Quando solicitado o tratamento injetável, o medicamento pode ser administrado via endovenosa (Noripurum EV), que é o mesmo que intravenosa (Noripurum IV), ou por via intramuscular (Noripurum IM). Ambas aplicações (venosa ou muscular) possuem ação mais rápida e melhor absorção que a via oral, proporcionando um resultado mais rápido.

O grupo de medicamentos que engloba Noripurum e outros, é indicado para reposição de ferro em casos de anemias causadas por deficiência no organismo. O tratamento com estes medicamentos irá repor o ferro no organismo. Também pode ser realizado em pessoas que não têm anemia, mas que apresentam níveis baixos de ferro e ferritina.

Existem várias denominações para estes “medicamentos para anemia” e seus similares, de acordo com sua forma molecular, como, sulfato ferroso , hidróxido férrico, glicinato férrico este apenas oral), derisomaltose férrica, carboximaltose férrica, entre outras.

.

aplicação de noripurum ev
aplicação de noripurum na veia

Onde fazer Aplicação de Noripurum Injetável (EV ou IV) ? Como escolher uma clínica para aplicação de noripurum?

Toda administração endovenosa deve ser realizada em hospital ou ambulatório, devendo ser administrada por um profissional de enfermagem capacitado (auxiliar, técnico ou enfermeiro). A administração quando for realizada por um auxiliar ou técnico de enfermagem exige a supervisão de um enfermeiro, em ambas situações é necessário a presença do médico.

A aplicação de Ferro endovenoso (Noripurum ou outros) deve ser administrada conforme orientações em bula, para evitar reações alérgicas;
Equipe de profissionais capacitados, humanizados tanto para os procedimentos relacionados à administração do medicamento, quanto para eventuais situações de intercorrência;
Ambiente seguro, confortável, e higienizado para a administração do medicamento. Conheça nosso Centro de Infusão.

Quais são as principais opções de ferro endovenoso no tratamento da anemia?

Noripurum EV – Sacarato de hidróxido férrico 

– equivalente a 100 mg de ferro III

Ferinject EV – Carboximaltose férrica

– equivalente a 500 mg de ferro III

Monofer EV – Derisomaltose férrica 

– equivalente a 100 mg de ferro III

Todos estas opções podem ser feitas em nossa clínica

aplicação de noripurum injetavel

.

Clique na imagem acima para visualizar e baixar

Todos os medicamentos acima são usados para reposição de ferro (intramuscular e endovenoso), e são equivalentes ao Ferro III, ou seja, são formas (moleculares) diferentes que após transformadas (metabolizadas) pelo organismo, são convertidas em Ferro III.
A via de administração, dose, e duração do tratamento, podem ser diferentes de um medicamento para outro, exatamente por causa da forma molecular de cada um deles.
O médico fará indicação do medicamento mais adequado conforme avaliação clínica do paciente e resultado de exames laboratoriais.

Os medicamentos citados, são medicamentos de referência. No entanto o médico pode prescrever medicamentos similares (de outras marcas).

Como calcular a dose para Aplicação de Noripurum?

A dose deve ser calculada individualmente pelo médico de acordo com o grau de deficiência de ferro, ferritina e outros parâmetros. O tempo de infusão do medicamento depende da dose prescrita pelo médico, podendo ser de 15 minutos até 3 horas e meia.

O tempo de permanência na clínica para aplicação de noripurum será um pouco maior devido aos procedimentos realizados e pré e pós infusão.

Porque Aplicação de Noripurum tem que ser lenta?

A infusão de Noripurum EV (endovenoso) deve ser lenta para evitar reações alérgicas e/ou reações infusionais, que são reações ocorridas durante a infusão da medicação, causando desconforto e mal estar ao paciente e interrupção da infusão.

Quais os efeitos colaterais do Noripurum na veia?

As reações adversas mais comuns são: alteração passageira de paladar, náuseas, hipotensão (pressão baixa) ou hipertensão (pressão alta) e reações no local da infusão.

Quanto tempo demora para tomar Noripurum na veia?

Depende da dose e tempo prescrito pelo médico, sendo em bula o tempo mínimo de 15 minutos de infusão para 1 ampola de Noripurum, quanto maior a dose, maior o tempo de infusão, podendo ser infundido em até 4 horas na dose máxima diária.

Noripurum tem que ficar na geladeira?

Noripurum não deve ficar na geladeira, pode ser armazenado em temperatura ambiente até 25ºC e não pode ser congelado.

Quanto custa o noripurum EV?

O custo do medicamento é variável, não podendo exceder o PMC (preço máximo ao consumidor), mas quando a aplicação do Noripurum é realizada numa clínica especializada, o valor da aplicação envolve o preço do medicamento, materiais, profissionais, estrutura e todo processo de aplicação do medicamento, sendo divergente do preço de drogaria que é somente o medicamento.

Quantas ampolas de noripurum por semana?

Conforme prescrição médica, que será realizada de acordo com a necessidade de cada paciente.

Qual o melhor horário para tomar o noripurum?

Para Noripurum injetável (endovenoso ou intramuscular) não há nenhuma recomendação de horário, já para o noripurum via oral, o ideal é tomá-lo durante ou imediatamente após uma refeição.

Qual Scalp para aplicar noripurum?

O material para administração do Noripurum EV (endovenoso), pode variar de acordo com a padronização do local de infusão, podendo ser utilizado scalp ou jelco, sendo a numeração de acordo com a veia do paciente, sendo que o jelco proporciona maior conforto durante a aplicação.

Como é tomar ferro na veia?

A aplicação é indolor e lenta, sendo dose e tempo de infusão de acordo com a prescrição médica.

O que é anemia?

É a deficiência nos níveis de hemoglobina dos glóbulos vermelhos (hemácias) no sangue. Na maioria das vezes, a anemia é um sintoma ou consequência de outras enfermidades, uso de certos medicamentos ou carência nutricional.

Quais são os tipos de anemia que podem ser tratadas com aplicação de noripurum?

Anemia ferropriva: provocada pela carência de ferro.
Anemia aplástica: doença autoimune marcada pela redução da produção de diferentes constituintes do sangue.
Anemia hemolítica: quando existe a redução do tempo de vida das hemácias devido quebra.
Anemia falciforme: é um tipo de anemia hemolítica hereditária. A hemoglobina dos pacientes com essa doença tem um formato diferente, em forma de foice (meia lua), que acaba se destruindo com mais facilidade.

O que é hemoglobina, qual sua relação com anemia?

É uma proteína existente no interior das hemácias e no plasma do sangue onde sua função é o transporte de oxigênio.

qual a relação entre hemoglobina e ferro?
O transporte de oxigênio acontece porque essa molécula liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina. Além disso, a hemoglobina também remove o dióxido de carbono.

Anemia Causas e Sintomas
Sintomas da Anemia1Sintomas da Anemia2

Sintomas da anemia

Como a deficiência de ferro/ferritina é a principal causa de anemia, a pessoa pode apresentar sinais e sintomas como: cansaço, fraqueza, falta de disposição, dores pelo corpo, falta de memória, diminuição da produtividade no trabalho, palidez, dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados, síndrome das pernas inquietas.

Diagnóstico

Além da consulta clínica são necessários exames de sangue para diagnosticar a anemia.

O exame mais preciso para determinar a deficiência de ferro é a medição do nível de ferritina (uma proteína que armazena o ferro). Um nível baixo de ferritina indica deficiência de ferro.

O diagnóstico de anemia é feito com valores da hemoglobina e do hematócrito baixos, ou seja, baixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.

Causas

Os quadros mais comuns para anemia são:

– cirurgia bariátrica ou gastroplastia, onde a ingestão e absorção do ferro pode diminuir;

– úlceras gástricas ou determinados medicamentos que causam hemorragia no trato digestivo (estômago ou intestino);

– mulheres em fase reprodutiva, gestantes e lactantes tem mais predisposição para desenvolver anemia. Em mulheres grávidas, esta condição pode aparecer, pois o corpo necessita de mais ferro que o normal para fornecer ao bebê;

– perda menstrual excessiva;

– doenças crônica e/ou autoimune;

– dieta inadequada;

– parasitismo.

Qual a relação entre hemoglobina e ferro?

O ferro é um elemento indispensável para a formação da hemoglobina, que por sua vez é responsável pelo transporte de oxigênio pelo nosso corpo.

Por que usar noripurum ou outro ferro intravenoso ?

Indicado para “deficiência de ferro” e “anemia ferropriva”.
A vantagem da administração endovenosa é não depender de absorção e poder oferecer ao paciente doses mais altas de ferro em menor tempo de tratamento, com aumento inicial da hemoglobina mais rápido, assim esta aplicação intravenosa trará resultados mais rápidos que a terapia oral, especialmente quando o paciente apresentar condições como:
• Má adesão ou efeitos colaterais e gastrintestinais ao ferro oral;

• Perda sanguínea tão grande que não pode ser compensada pela terapia oral;

• Alguma condição que interfere na absorção de ferro por via gastrointestinal, como estado inflamatório intestinal;

• Outras patologias como Doenças inflamatórias intestinais, Insuficiência cardíaca e Após a Cirurgia bariátrica.

causas anemia

Prevenção da Anemia

clínica para aplicação de noripurum

Uma alimentação balanceada e rica em ferro pode prevenir a deficiência de ferro e também auxiliar no tratamento.

Os alimentos contêm dois tipos de ferro:

  • Ferro heme:Produtos de origem animal contêm ferro heme. Sua absorção é muito maior comparada ao ferro não heme.
  • Ferro não heme:Produtos de origem vegetal contém ferro não heme. A maioria dos alimentos e suplementos de ferro contêm ferro não heme. O ferro não heme consumido é pouco absorvido pelo organismo, para aumentar a absorção é necessária ingestão da vitamina C.

Alguns alimentos podem interferir na absorção do ferro não heme, como chá preto e mate, café, leite e derivados. O ideal é ingerir vitamina C juntamente com o ferro não heme e evitar a ingestão de alimentos que interferem e até dificultam a absorção do ferro não heme.