Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco

A RFCC Guiomar Pinheiro Franco de Mogi das Cruzes (SP) dedica-se a pacientes carentes, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.

Nossa História

A Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco” de Mogi das Cruzes é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, composta por 26 senhoras voluntárias, que não recebem qualquer tipo de remuneração e que têm como público alvo adultos, adolescentes e crianças com câncer, desprovidos de recursos materiais para enfrentar a doença. O objetivo é melhorar a qualidade de vida destas pessoas, dando-lhes apoio, em suas necessidades, sejam materiais ou emocionais visando a melhoria da qualidade de vida e uma consequente expectativa de sobrevida maior. Para tanto a Rede Feminina ocupa-se com o decorrer do tratamento, procurando fortalecer estes pacientes seja fisicamente, seja emocionalmente, e, também, apoiando os familiares, coparticipantes desse processo, ao mesmo tempo em que se preocupa em veicular informações sobre a doença visando tanto diminuir a incidência quanto valorizar o diagnóstico precoce. É possível evitar e prevenir vários tipos de câncer. Hoje são conhecidas, mais ou menos, 75% das causas dessa doença. Isto significa que podemos agir para combatê-la. Ajudar a população a solucionar dúvidas, interagir estimulando a prática de hábitos saudáveis, gerar transformações são alguns dos desafios que se nos apresentam. A falta de conhecimento, além de gerar equívocos, responde por altos índices de diagnósticos tardios com consequente elevação da taxa de mortalidade.

Uma longa história de luta

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo remonta ao ano de 1946 quando foi criada pela Sra. Carmem Anne Dias Prudente, esposa do Dr. Antonio Prudente, um dos primeiros oncologistas de nosso país. D. Carmem criou este grupo de voluntárias com o objetivo de arrecadar recursos para a construção do Hospital do Câncer. O projeto tornou-se realidade em 1953 quando foi fundado o Hospital Antônio Carlos Camargo (A. C. Camargo) que veio a tornar-se, em curto prazo, referência sul americana em oncologia. Assim foi criada a primeira entidade voluntária do Brasil. Em 1961 D. Carmem veio a Mogi das Cruzes visitar o Rotary Club local e trouxe a semente das “senhoras de cor de rosa” que veio a frutificar e transformou-se na Rede Feminina de Mogi das Cruzes. Sua primeira presidente foi a Sra. Haidée Brasil de Carvalho, esposa do então presidente do Rotary, Sr. Paulo de Carvalho. No ano seguinte passou a presidência à Sra. Guiomar Pinheiro Franco que nos legou o que é hoje a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mogi das Cruzes e que leva seu nome. Este ano comemoramos no mês de agosto, 62 anos.
A Rede desenvolve seu trabalho triando pacientes que lhe são encaminhados, levantando suas necessidades, avaliando sua situação emocional, avaliando seu estado nutricional durante e após tratamento, cedendo cadeiras de roda, colchões de água, cestas básicas, leite, complementos alimentares, alimentação parenteral, bolsas de colostomia, cateteres, sondas, material de curativo, medicamentos, próteses, material de higiene, enfim tudo o que se fizer necessário para o conforto dos pacientes.

Com a colaboração da Sociedade

Para viabilizar este atendimento contamos com a subvenção da Prefeitura Municipal, (uma pequena verba), donativos e fazemos eventos como Chá-Bingo, Tardes de Doces, Jantares, Bazares, Brechós, Feiras de Arte e Artesanatos.
A Rede Feminina é também entidade credenciada pelo Instituto Ronald McDonald para veicular o “McDia Feliz” em nossa cidade. Participando deste evento desde 1996, doamos integralmente toda sua arrecadação, o que já permitiu a doação de mobiliário, materiais, aparelhos e instrumentais médicos à Santa Casa de Mogi das Cruzes. Também proporcionou a instalação e aparelhamento de um consultório odontológico, uma brinquedoteca, uma sala de quimioterapia infantil e um leito de UTI infantil no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Hoje, através do McDia Feliz mantemos parceria com o TUCCA, anexo do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, referência em câncer infanto-juvenil, para diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes do Alto Tietê que para lá são transportadas através de um veículo adquirido com a verba desse evento. As crianças que participam deste projeto: “Trenzinho Leva e Traz”, também recebem apoio pedagógico através de parceria com o Colégio Alma Mater de Mogi das Cruzes.
Além de todas essas ações também contamos com o apoio da comunidade que não nos nega ajuda quando necessitamos.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco” adquiriu personalidade jurídica prestando serviços à comunidade nos moldes estatutários de forma relevante e contínua, bem como seus membros e dirigentes não recebem qualquer tipo de remuneração pelos serviços prestados. Entre as voluntárias contamos com mão de obra especializada em: Psicologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia.

“neste mundo cor de rosa, sempre terá pessoas com alma leve, querendo contagiar a gente com o bem…”

Como ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco

Você também pode fazer o bem.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco aceita doações em dinheiro, através da conta do Banco do Brasil

ag 0294 dv1

c 19021 dv 7

CNPJ 04 022 955 / 0001 -09

Também aceita doações na forma de alimentos, leite e suplemento alimentar.

Contatos

R. Padre João, 231 (Centro), Mogi das Cruzes, SP, Brazil

(11) 4725-7756

rf.guiomarpinheirofranco@gmail.com