Mito ou Verdade: dieta alcalina pode curar o câncer?

>>Mito ou Verdade: dieta alcalina pode curar o câncer?

Mito ou Verdade: dieta alcalina pode curar o câncer?

Segundo o nutricionista do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, Diego Lima, é mito. “Não há nenhuma comprovação científica de que essa dieta possa curar o câncer ou mesmo auxiliar durante o tratamento”, ressalta.

Nas dietas alcalinas é necessário que o cardápio tenha 60% de alimentos alcalinos como pepino, orégano ou tofu e 40% de alimentos ácidos como ovo, maçã, iogurte ou arroz, por exemplo. Lima desta porém, que é essencial ter uma alimentação variada e equilibrada, contendo todos os grupos alimentares, sem fazer restrições desnecessárias.

Cada indivíduo é único e tem necessidades nutricionais diferentes, por esse motivo o acompanhamento individualizado se faz necessário. “Antes de começar qualquer tipo de dieta é preciso consultar o nutricionista, que saberá te orientar de maneira adequada. Durante o período de tratamento pode ser necessário o aporte de nutrientes específicos, ofertados por meio de suplementação”, enfatiza.

Lima destaca ainda que “é ideal minimizar o consumo de alimentos industrializados, pois a presença de conservantes, corantes e aditivos químicos são prejudiciais à saúde e estão relacionados ao maior risco para o desenvolvimento de câncer”.

Durante o tratamento, o consumo de alimentos orgânicos é extremamente importe. “Grande parte das produções agrícolas estão contaminados por pesticidas e agrotóxicos que estão relacionados ao desenvolvimento de vários tipos de câncer”, comenta o nutricionista.

Confira a seguir as dicas que separamos com soluções simples que ajudam a diminuir o impacto dos agrotóxicos nos organismos!

  • Na medida do possível, descartar tudo o que NÃO for orgânico, principalmente os aqueles alimentos que se consomem com casca;
  • Lavar todos os alimentos em água corrente(frutas e verduras, arroz, milho, feijões, sementes e oleaginosas). Não só frutas e legumes, os farelos e gérmens também;
  • Deixar de molho em solução salina(1 colher de sopa ou 10g de sal de cozinha para cada litro de água) por 10 minutos;
  • Depois, deixar de molho em solução com vinagre(25ml por litro de água) por 10 minutos;

* Esses passos já removem 2 grupos de agrotóxicos diferentes.

Para ampliar ainda mais a remoção:

  • Deixar de molho em solução com bicarbonato de sódio(1 colher de chá ou 1g por litro de água) por 10 minutos;

Lembrando que os passos anteriores devem ser realizados separadamente por 10 minutos cada. Sal de cozinha, vinagre e, se possível, bicarbonato, totalizando 30 minutos.

  • Cozinhar ou ferver no vapor.Tratamentos térmicos também ajudam a reduzir agrotóxicos.

Saiba 6 curiosidades sobre o câncer!

2018-09-26T20:37:13+00:00