Tratamentos No Centro de Infusão

Gastroenterologia

Neurologista 

  • Esclerose Múltipla

Pneumologia 

  • Asma

Genética 

  • Doença de Fabry
  • Doença de Pompe

O que é reumatismo ?

É um termo geral para caracterizar mais de 100 doenças que afetam, principalmente, as articulações (juntas) , mas também órgãos diversos, como rins, coração, pulmões, pele e etc., Podem ser agrupadas em doenças degenerativas, inflamatórias, auto-imunes, infecciosas e metabólicas. Comumente se manifesta como  uma  inflamação dolorosa dos músculos ou das juntas.

reumatismo

O que é artrite ?

Artrite

Art = articulação

Ite = inflamação

Logo artrite é toda  inflamação situada numa articulação, ou seja, inflamação das articulações, qualquer que seja a causa.

Toda artrite é artrite reumatoide?

Não, são alguns tipos principais de artrite:
– artrite reumatoide
– lúpus eritematoso sistêmico
– artrite psoriática
– osteoartrite ou artrose

Dor na Mão

A doença Artrite Reumatóide

Artrite na Mao

A Artrite Reumatóide é uma doença autoimune, de causa ainda desconhecida, que pode acometer diversas articulações. Além disso, outros órgãos também podem ser acometidos (como a pele, pulmões, rins, coração). Ela é mais freqüente em mulheres com idade entre os 50 e 70 anos, mas pode acometer ambos os sexos e estar presente em todas as faixas etárias.

Sintomas

No início do surgimento dos sintomas, estes podem ocorrer tanto de forma gradual como de forma repentina. Os mais comuns são:
– rigidez matinal
– dor
– edemas
– perda de peso e apetite
– cansaço e indisposição
– deformidades

Diagnóstico da Artrite Reumatóide

O diagnóstico é feito com base nos sintomas, no resultado de exames de laboratório e de exames de imagem.

Tratamento

Além do tratamento medicamentoso (que pode incluir analgésicos, anti-inflamatórios, corticosteróides e drogas imunossupressoras), pode ser indicado fisioterapia e o tratamento cirúrgico para colocação de próteses.
Apesar de ainda não haver cura, quanto antes for realizado o diagnostico e iniciado o tratamento, melhor será o seu prognóstico. Sendo assim, muito importante para controle da dor, melhora da qualidade de vida do paciente e para evitar a progressão das deformidades causadas pela doença.

O que é Gota?

Gota

Gota ,ou artrite gotosa, é outra doença inflamatória desta vez causada pelo excesso de ácido úrico no sangue (hiperucemia) . Este excesso causa um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações causando dor e inflamação. A doença depende de mais fatores, assim somente 20% das pessoas com a taxa de ácido úrico elevada apresentam Gota.

Sintomas da Gota.

Os sintomas da gota incluem inchaço, vermelhidão e dor intensa. É muito comum ser no dedão do pé porque os cristais se precipitam com mais facilidade nas áreas mais frias e inferiores do corpo. As dores  ocorrem devido a ataques  de artrite aguda, provocados pela precipitação, nos espaços articulares, de cristais de ácido úrico. Ocorrem em geral a noite , pois durante o jejum os níveis de ácido úrico aumentam facilitando a deposição dos cristais

Tratamento da Gota.

Durante um ataque agudo, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor. O uso de remédios para bloquear a produção de ácido úrico ou para ajudar os rins a elimina-lo ajuda a prevenir novos ataques. Da mesma forma uma dieta adequada pode ajudar a manter baixos os níveis de ácido úrico.

O que é Doença de Pompe?

É uma enfermidade genética (e hereditária) sendo um distúrbio neurovascular raro caracterizado por fraqueza muscular progressiva , ou seja piora com o passar do tempo, e alterações cardíacas e respiratórias. Por ser genético não existe prevenção mas o diagnóstico precoce que melhora a adesão ao tratamento, e consequentemente  a qualidade de vida do paciente. A doença de Pompe surge devido à deficiência de uma enzima responsável pela degradação do glicogênio nos músculos , a alfa-glicosidase-ácida. Quando essa enzima esta em falta o glicogênio passa a ser acumulado, o que provoca a destruição das células do tecido muscular,.

Sintomas da Doença de Pompe.

  • Fraqueza muscular progressiva;
  • Dor muscular;
  • Marcha instável na ponta dos pés;
  • Dificuldade para subir escadas;
  • Dificuldade respiratória com posterior desenvolvimento de insuficiência respiratória;
  • Dificuldade para mastigar e engolir;
  • Desenvolvimento motor deficiente para a idade;
  • Dificuldade para levantar das posições sentada ou deitada.

Tratamento da Doença de Pompe.

Apesar de não ter cura, a doença de Pompe tem tratamento através de medicamentos e sessões de fisioterapia.

POMPE

Lisossomos são organelas presentes em algumas células que se caracterizam por serem sacos membranosos repletos de enzimas em seu interior, os quais atuam na degradação de diferentes moléculas.

Artrite Psoriática

Artrite Psoriática

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença crônica de pele caracterizada pelo surgimento de lesões escamosas e
avermelhadas que acometem, principalmente, as regiões de couro cabeludo, joelhos e cotovelos do paciente
afetado (embora possam surgir em outras áreas do corpo), cursando com descamação e coceira. A doença
tem uma incidência similar entre homens e mulheres, podendo se manifestar em qualquer faixa etária.

O que é artrite psoriásica?

A artrite psoriásica é uma doença crônica, sendo uma forma de artrite que afeta pacientes acometidos
pela psoríase. Geralmente, a psoríase se desenvolve primeiro, mas há casos em que o surgimento da artrite
preceda o das lesões na pele.

Quais são os principais sintomas?

- placas vermelhas na pele
- deformação em região de articulações
- inchaço das articulações
- dor em região de articulações
- unhas descoladas e amareladas

Como é feito o tratamento?

O tratamento pode incluir medicamentos anti-inflamatórios não hormonais, medicamentos
conhecidos como modificadores do curso da doença (como o metrotexate) e agentes biológicos.
O principal objetivo do tratamento visa o controle da dor e prevenção de deformidades, já que a
doença não tratada pode cursar com deformidades não reversíveis.

Doença de Crohn

O que é? Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que pode afetar todo o trato digestivo (mas acomete, principalmente, as regiões do íleo terminal e cólon). Caso não seja tratada, a doença pode se tornar bem agressiva. É também considerada como sendo um fator de risco para o câncer de intestino.
A incidência é semelhante entre homens e mulheres, mais comumente ocorrendo  na faixa etária dos 20 aos 40 anos, mais frequentemente em tabagistas.
Quais são os principais sintomas?
- Dor abdominal
- Diarreia
- Sangue nas fezes
- Febre;
- Perda de peso;
- Cansaço

Como é feito o diagnóstico?

Além da história e exame clínico, exames laboratoriais e de imagem podem auxiliar no diagnóstico.

Como é feito o tratamento?

Ainda não há cura definitiva para a doença.
O tratamento é realizado conforme a fase de evolução da patologia (que pode ser classificada como leve, moderada ou grave). Ele visa conter o aliviar os sintomas, conter a inflamação, prevenir recidivas e suprir as deficiências de nutrientes.
Podem ser utilizadas medicações como corticosteroides e drogas imunossupressoras. Em casos mais graves (em que ocorram complicações como hemorragias, fístulas e obstrução intestinal) pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Doença de Crohn

Retocolite Ulcerativa

Retocolite Ulcerativa

O que é Retocolite Ulcerativa?

A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que afeta parcialmente ou  totalmente o intestino grosso, havendo uma predisposição maior em região terminal do intestino e reto. ainda se desconhece a causa. A inflamação é superficial e crônica,  atingindo a mucosa que reveste o intestino grosso. A extensão e as características das lesões determinam a gravidade do quadro.
Podem haver manifestações extraintestinais como alterações oculares, alterações hepáticas e cutâneas (eritema nodoso, pioderma gangrenoso) dor em região de articulações.

Quais são os sintomas?

- Diarreia (podendo haver muco, sangue e pus)
- Dor em cólica
- Urgência para defecar
- Inapetência
- Emagrecimento

Diagnóstico

Para auxílio diagnóstico podem ser solicitados exames laboratoriais e de imagem (endoscopia, colonoscopia).
Complicações
- Hemorragia
- Perfuração do cólon
- Megacólon tóxico
- Câncer colorretal

Tratamento

O tratamento visa controlar a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir complicações. Podem ser indicadas medicações imunossupressoras, corticoides e antibióticos.

O que é Espondilite Anquilosante

A Espondilite Anquilosante é uma doença inflamatória crônica que pode acometer as articulações do esqueleto axial (que é constituído pelos ossos que compõe o crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral) podendo também se manifestar nas articulações do joelho. Em casos graves, órgãos como o coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele podem ser afetados. A causa é ainda desconhecida e são acometidos mais homens do que mulheres, sendo mais comum a ocorrência entre o final da adolescência até a quarta década de vida.

Quais são os sintomas?

·        Dor lombar persistente que melhora com o movimento e piora em repouso;
·        Dor lombar que irradia para as pernas;
·        Dor na sola dos pés
·        Rigidez matinal;
·        Uveíte (inflamação/ vermelhidão dos olhos);
·        Os sintomas são intermitentes, podendo desaparecer por certos períodos e reaparecer após algum tempo.

Espondilite

Diagnóstico

O diagnóstico, além do exame clínico, pode contar com o auxílio de exames de laboratório e imagem. O diagnóstico sendo realizado de forma precoce, é benéfico para se evitar a progressão da doença e suas possíveis complicações

Tratamento

Ainda não se conhece a cura da doença, porém caso não tratada, pode evoluir de forma desfavorável e tornar-se incapacitante. O tratamento para controle da espondilite anquilosante visa o alívio dos sintomas dolorosos e minimizar o risco de deformidades. Além do tratamento medicamentoso (com AINES, analgésicos e relaxantes musculares, além de outras drogas) pode ser indicado, o acompanhamento fisioterápico e o tratamento cirúrgico.

Comparativo Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

Sintomas Doença de Crohn Retocolite Ulcerativa
Aréas afetadas Todo o trato gastrointestinal (boca ao ânus) Reto e intestino grosso
Fístulas Mais comum Menos comum
Idade Geralmente antes dos 30 anos Geralmente após os 30 anos
Diarreia Pouco frequente Frequênte
Sangue nas fezes Pouco frequente Frequênte
Intensidade das dores Dor intensa, geralmente mais localizada em região inferior direita do abdome Intensidade e locais variáveis
Forma da inflamação Espaçada Continua

Poliomitose

tecido muscular

Polimiosite é um tipo de miopatia inflamatória uma doença inflamatória crônica que atinge o tecido conjuntivo (um tecido de conexão que fornecer sustentação além de preencher espaços entre os tecidos), notadamente nos músculos ao redor dos quadris, coxas, ombros, braços e pescoço, próximos ao tronco e dos dois lados do corpo. A polimitose causa dor, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos

A principal causa da polimiosite são doenças autoimunes (em que o sistema imunológico começa a agredir o próprio organismo,) como a artrite reumatoide, lúpus, esclerodermia e síndrome de Sjögren. Estas doenças podem desencadear a polimiosite.

Por sua vez, as miopatias inflamatórias são um grupo de doenças que tem em comum a lesão muscular imunomediada, ou seja, são doenças que matam células musculares (miócitos). Nesse grupo estão , além da polimiosite,  a dermatomiosite  e miosites por corpúsculos de inclusão.

Artrite Crônica Juvenil

O que é  Artrite Crônica Juvenil?

A Artrite idiopática juvenil (também conhecida como Artrite Reumatóide Juvenil) é a doença reumática crônica mais frequente na faixa etária pediátrica. Além de poder acometer qualquer articulação do corpo (mais frequentemente joelhos e tornozelos) outros órgãos podem ser afetados como os olhos, o coração e a pele. Geralmente ocorre entre 0 e 16 anos.

Sintomas

- Dor, inchaço e vermelhidão em região de articulações
- Rigidez
- Inchaço
-Vermelhidão
- Febre
- Pode afetar outros órgãos: coração (miocardite e pericardite), pulmão (pleurite), olhos (uveite).

Artrite Crônica Juvenil

Diagnóstico

O diagnóstico da Artrite Idiopática Juvenil é clínico e baseia-se na faixa etária, duração e número de articulações acometidas

Tratamento

Apesar de ainda não haver cura para a AIJ, o tratamento é importante para controle da dor, inflamação, prevenção de deformidades e melhora da qualidade de vida. O uso de medicações (como imunobiológicos, antiinflamatórios e corticóides) pode ser indicado. O acompanhamento como deferentes especialidades (fisioterapia, terapia ocupacional, educador físico e psicologia) também pode ser recomendado.

O que é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)?

Lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune, ocasionada em decorrência de uma falta de equilíbrio do sistema imunológico. Pelo fato de ser uma doença do sistema imune (responsável pela proteção do corpo contra ataques de agentes causadores de doenças), esta pode manifestar-se através de diferentes sintomas. Os principais tipos são o cutâneo (cursando com manchas na pele) e o sistêmico (quando um ou mais órgãos internos são acometidos).

Sintomas

• Cansaço/ desânimo
• Febre
• Alterações na pele (rash malar ou rash em asa de borboleta)
• Perda de cabelo
• Pressão alta
• Alterações urinárias
• Dores em articulações
• Edema em articulações
• Feridas na boca.
• Dificuldade para respirar.
• Sensibilidade à luz do sol

Diagnóstico

O diagnóstico de lúpus é feito através dos do exame clínico, exames laboratoriais (sangue e urina) e da dosagem de anticorpos específicos no sangue (o principal é o FAN).

Tratamento

Ainda não se sabe a cura para o lúpus. Seu tratamento visa o controla e evolução da doença, assim como o alívio sintomático seus sintomas. O tratamento pode incluir dieta e proteção contra o sol além de medicamentos como corticóides e anti-inflamatórios.

lupus

Mieloma Múltiplo

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer relacionado aos plasmócitos (um tipo de célula presente na medula óssea que é responsável pela formação de anticorpos). Na doença, os plasmócitos se multiplicam descontroladamente, comprometendo a produção de outras células e produzindo um tipo de proteína anormal (proteína monoclonal). Dessa forma, os pacientes podem cursar com anemia, dores e fraturas espontâneas e ficarem mais expostos a infecções.

 

Sintomas

  • Infecções freqüentes
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Perda de peso e apetite
  • Anemia
  • Dores ósseas e fraturas
  • Insuficiência renal

Diagnóstico

   Exames de imagem (raio-x, tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, PET-CT) e laboratoriais (sangue e urina) podem ser utilizados para diagnóstico, estadiamento e acompanhamento da doença. Pode ser indicada a punção de medula óssea e biópsia/anatomopatológico (em decorrência de tumores associados).

Tratamento

Ainda não há cura para a doença. O tratamento depende do estado da doença e permite maior qualidade de vida ao paciente. Entre as opções de tratamento estão à radioterapia, a quimioterapia e o transplante de medula óssea.

mieloma multplo

Osteoporose

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que faz com que os ossos se tornem mais porosos causando uma redução progressiva da densidade óssea tendo como conseqüência o aumento do risco de fraturas. Todo o esqueleto pode ser acometido, em especial ossos como o fêmur, coluna, punho e cabeça. Na maior parte dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o processo de envelhecimento. Acomete pessoas de ambos os sexos e diferentes idades, sendo mais prevalente em mulheres depois da menopausa.

Fatores de risco

• História familiar da doença
• Certos medicamentos;
• Falta de vitamina D e cálcio na dieta
• Baixa exposição à luz do sol;
• Períodos prolongados de imobilização;
• Falta de atividade física;
• Consumo de álcool e tabaco;
• Algumas doenças reumatológicas, oncológicas, endócrinas e hepáticas.

Sintomas

• A doença pode apresentar início silencioso
• Dor crônica
• Redução da estatura
• Deformidades em ossos e membros
• Alterações posturais
• Fratura espontânea

Diagnóstico

O principal exame diagnóstico é a densitometria óssea.

Tratamento

Primeiramente é importante determinar o que provocou tal condição. O tratamento visa evitar fraturas, a redução da dor, e manter a qualidade de vida. O tratamento medicamentoso pode ser empregando podendo contar com complementação de Cálcio e Vitamina D, a realização de atividades físicas e, em alguns casos, a reposição hormonal.

Click edit button to change this text.

Fontes:
https://www.marinha.mil.br/saudenaval/artrite

https://www.dicio.com.br/

https://www.tuasaude.com

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/doencas/diagnostico-da-artrite-idiopatica-juvenil/

https://www.accamargo.org.br

http://www.oncoguia.org.br/

https://www.reumatologia.org.br/

https://www.gov.br/

https://www.sbp.com.br/

https://artritereumatoide.blog.br/artrite-idiopatica-juvenil-sintomas-tratamentos-e-causas/

https://www.marinha.mil.br/saudenaval/artrite
https://www.dicio.com.br/

https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/criancas-tambem-podem-ter-artrite/

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-idiopatica-juvenil/#:~:text=O%20diagn%C3%B3stico%20da%20Artrite%20Idiop%C3%A1tica,em%20v%C3%A1rias%20doen%C3%A7as%20n%C3%A3o%20reum%C3%A1ticas.

https://artritereumatoide.blog.br/artrite-idiopatica-juvenil-sintomas-tratamentos-e-causas/