O que são Queloide e Cicatriz Hipertrófica?
Após algum tipo de lesão cutânea, como um corte, um machucado, uma queimadura ou um procedimento cirúrgico, ocorre à reação da pele formando um novo tecido no local afetado. Nesse processo, pode ocorrer um crescimento anormal do tecido cicatricial, formando o queloide.
Pode afetar ambos os sexos, porém, há uma maior incidência em mulheres. Indivíduos de etnia asiática, pessoas negras e com pigmentação mais escura, também estão mais sujeitos a desenvolver queloides. Os locais mais comumente afetados são as regiões do tórax, do colo, pescoço, ombros, braços e orelhas.
Estas cicatrizes com excesso de tecido (pele), que se formam com uma aparência indesejada e podem aparecer depois de um corte ou machucado.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia :
Embora a cicatriz hipertrófica e o queloide possam apresentar vermelhidão, coceira e elevação na pele, o queloide aparece em alto relevo, pele grossa e até acompanhado de dor. Este tipo de lesão se origina de uma produção exagerada de colágeno, fazendo com que a pele fique mais protuberante, ultrapassando os limites do ferimento. É, geralmente, originado por fatores genéticos, sendo mais comum em negros, asiáticos e hispânicos, até mesmo em jovens grávidas.
Já a cicatriz hipertrófica é menos intensa e não ultrapassa os limites da ferida, pode aparecer em qualquer indivíduo, surge em qualquer região do corpo e, acima de tudo, pode regredir com o tempo.
Alérm dese desconforto pode ocorrer até msmo limitação do movimento ou dor na movimentação. Se um queloide que cobre uma área muito extensa ou se localiza em áreas expostas pode causar grande desconforto físico e psicológico.
O que causa o queloide ?
Um queloideou cicatriz hipertrófica podem ser causados por muitos fatores, em geral ligados à truamas ou agressões contra a pele, incluindo queimaduras, cortes feitos em cirurgias, acne severa, furos nas orelhas, tatuagens, marcas de vacina e feridas na pele. Existem casos de queloide após a catapora.
O queloide pode afetar os dois sexos igualmente. Pessoas com pigmentação mais escura, negras e asiáticas são mais propensas a desenvolver queloides.
Eles podem ocorrer em 5% a 15% das feridas cirúrgicas e apesar de benignos, não são câncer, tendem a voltar mesmo depois de serem removidos por cirurgia. Por isso , uma vez que a pessoa sdaiba ser propensa a ter queloides é importante a prevenção no pós cirúrgico
Casos de queloides espontâneos, que ocorrem sem que apele tenha sido agredida são muito raros.
O que tem dentro de uma queloide?
Uma Queloide é apenas uma protuberância, uma elevação, causada pelo excesso de colágeno (colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo; ele é esponsável por conferir saúde à pele, firmeza e elasticidade) na pele que acontece devido a um processo descontrolado de cicatrização, ou seja, as células pele não sabem quando parar de produzir mais tecido para a pele.
Sintomas da Quelóide
Diferentemente de outras cicatrizes, os queloides crescem desrespeitando os limites da ferida original, como uma resposta exagerada a lesão. Alguns pacientes apresentam queixas como: dor, coceira ou sensação de desconforto/ queimação ao redor da cicatriz. A depender do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.
Se as cicatrizes com formação de queloide ja existem, é difícil obter sua redução ou regressão. O ideal é sua remoção cirúrgica seguida com medidas de prevenção logo após a remoção. Deve-se levar em conta que os fatores que originaram o primeiro queloide ainda estão ativos e, portanto, ele pode se formar novamente.
Prevenção
Antes de um procedimento cirúrgico, o conhecimento do histórico pessoal e familiar do paciente pelo médico, é importante na prevenção e formação do queloide. Quando a cirurgia não pode ser evitada, é recomendado minimizar a tensão da pele e a infecção secundária. Traumas pequenos também podem dar origem a queloides, em pacientes propensos a essa situação, quanto mais rápido o tratamento dessas lesões, menor será o risco de se formarem novas lesões.
A terapia de radiação pré-operatória para a ferida tem sido uma forma útil de prevenção. Além disso, o uso precoce de curativos à base se silicone ajudam na prevenção. O Centro Oncológico Mogi das Cruzes conta com um setor específico para tratamento preventivo de queloides e cicatrizes hipertróficas.
Tratamento da Quelóide
O tratamento pode ajudar a reduzir sintomas, como dor, coceira, recuperação da mobilidade. Há diferentes formas de tratamento que podem ser utilizadas separadamente ou combinadas. Os tipos de tratamento incluem: procedimento cirúrgico, radioterapia local/ betaterapia, uso de placas de silicone, injeções de corticosteróides, fitas oclusivas de corticosteroides, terapia fotodinâmica, criocirurgia (congelamento) e laserterapia (aplicação de laser sobre a lesão). A escolha do tratamento dependerá do local e tamanho da cicatriz. Não existe um consenso sobre as características da lesão que são responsáveis pela melhor resposta as terapias.
Remoção da Quelóide
As opções para retirada da Queloide podem variar de acordo com o tamanho e localição da Queloide.
A remoção cirúrgica é a mais amplamente usada, em muitos casos pode ser feita de forma ambulatorial, ou seja, sem internação.
A injeção de corticpodes diretamente na queloide pode reduzir a Queloide, chegando a uma cicatriz plana, reduzindo, também os sintomas como a vermelhidão, coceira e ardor.
Como é feita a cirurgia de retirada de queloide?
Na remoção por cirurgia seu médico secciona a área lesionada, ou seja retira cirurgicamnete o tecido que forma a Queloide. Depois, através de pontos internos, que são mais estéticos, ele pode fazer a sutura, favorecendo um novo processo de cicatrização. Lembre-se que após a remoção as técnicas de prevenção devem ser acionadas para evitar a formação de nova Queloide.
Quem faz a retirada de queloide?
Tanto o dermatologista quanto o cirurgião plástico estão devidamente habilitados para a cirurgia de retirada de queloide. Nem todos os dermatologistas realizam o procedimento cirúrgico.
Quais os outros tratamentos para retirada de Queloide?
Medicamentos Tópicos Para Queloide
Algumas pomadas na forma de gel são indicadas para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e Queloides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes
Criocirurgia
Criocirurgia, também conhecida como crioterapia, é um processo terapêutico baseado no tratamento de lesões pelo frio. O resfriamento rápido da pele provoca inúmeras alterações imunológicas e destruição dos tecidos, inclusive, podendo induzir à morte celular programada (apoptose).
https://www.sbd.org.br/
https://www.sbcd.org.br/
https://bvsms.saude.gov.br/