A metástase é sempre motivo de preocupação e dúvida entre os pacientes que estão em tratamento contra o câncer.

Mas esclarecendo, a metástase surge quando as células cancerígenas se desprendem do tumor primário e circulam pelo organismo por meio da corrente sanguínea ou sistema linfático e formam um tumor em outro órgão.

O diagnóstico é possível por meio de combinações de exames realizados no segundo tumor.

Por exemplo, se o paciente tratou (ou está tratando)  um câncer de próstata e suspeita de um tumor ósseo é realizado alguns exames para análise, como biópsia e/ou exames de imagens, que podem comprovar a metástase.

Para cada tipo de câncer, há um ou mais órgãos que sofrem mais com a metástase. Mas isso não significa que todos os pacientes terão essa complicação da doença.

O aparecimento é muito pessoal e depende da resposta de cada organismo em relação ao tratamento oncológico.

Em geral, a metástase acontece o organismo não consegue combater as células cancerígenas, que crescem de maneira anormal.

Ainda não é possível precisar porque uma pessoa tem metástase e a outra não, mas sabemos que a descoberta tardia do câncer pode ser um fator de risco para o aparecimento, bem como a demora em iniciar o tratamento oncológico.

Por isso, é importante cumprir com todo tratamento médico prescrito pelo seu oncologista, pois a metástase pode surgir após anos do tumor primário.

O tratamento é o mesmo do tumor primário e pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, ou tratamentos combinados.

Compartilhe este texto com quem precisa de mais informações sobre a doença.

O Centro Oncológico Mogi das Cruzes oferece tratamento completo contra o câncer, com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

Em caso suspeito ou comprovado, agende uma consulta com nossos oncologistas pela nossa Central de Atendimento pelo telefone 4795-4795 ou pelo whatsapp 4795-4793.

Você também pode clicar no link para ser redirecionado ao atendimento: https://bit.ly/Atendimento_COMC