O mês de janeiro traz uma reflexão essencial sobre a saúde mental com a campanha Janeiro Branco, criada para reforçar a importância do bem-estar emocional. No Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, onde lidamos diariamente com histórias de luta e superação, o tema se torna ainda mais relevante, especialmente para os pacientes com câncer e suas famílias e, por isso, estamos estamos sempre oferecendo apoio emocional.

Receber um diagnóstico de câncer é um momento que impacta a vida de do paciente e seus familiares. O medo da doença e as mudanças na rotina da pessoa podem desencadear sentimentos de ansiedade, tristeza e, em alguns casos, depressão.

Acompanhamento psicológico

No Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, entendemos que o câncer não afeta muito mais que o corpo, por isso reconhecemos que cuidar da saúde mental é essencial para fortalecer o paciente na jornada contra a doença.

Por esta razão, oferecemos suporte psicológico especializado em oncologia para  melhorar o bem-estar do paciente. Essas sessões ajudam a lidar com os desafios emocionais do tratamento, melhorar a qualidade de vida e deixar o paciente mais receptivo ao tratamento sugerido pelo oncologista.

Os familiares também desempenham um papel fundamental nesse processo. Muitas vezes, eles enfrentam sentimentos semelhantes aos do paciente, como medo e exaustão emocional. Por isso, o Centro Oncológico Mogi das Cruzes também oferece acolhimento e suporte à família.

Atividades para promover o bem-estar

No Centro Oncológico de Mogi das Cruzes são realizadas durante todo o ano diversas iniciativas voltadas à saúde mental dos pacientes, seus familiares e cuidadores, como eventos que incentivam o autocuidado, a adoção de hábitos saudáveis de vida e oficinas livres que ajudam a expressar emoções, como manuais ou rodas de conversa. Um dos projetos mais recentes é a Jornada do Herói, que contempla sessões de fotos com homens que estão lutando contra o câncer e são usadas em exposição itinerante e também no calendário anual de 2025 da clínica. Nos últimos dois anos, o projeto centralizou em mostrar a força das mulheres por meio do projeto Guerreiras. A iniciativa foi tão bem aceita que ainda é solicitada para exposições nos meses de março e outubro, quando se comemoram o Dia das Mulheres e Outubro Rosa.

Se você ou algum familiar está passando por um tratamento oncológico, saiba que no Centro Oncológico Mogi das Cruzes você nunca estará sozinho. Estamos aqui para ajudar você a enfrentar essa jornada com ciência, tecnologia e cuidado.

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

📲 (11) 4795-4793/WhatsApp
☎ (11) 4795-4795

Ou você pode enviar uma mensagem direto para o nosso WhatsApp:
➡️ https://bit.ly/Atendimento_COMC