Apesar das campanhas de conscientização para diagnóstico precoce do câncer de mama, intensificadas neste mês, em todo país, com o “Outubro Rosa”, este tipo de tumor é ainda o vilão número um das mulheres.  Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com estatísticas diferenciadas entre as regiões do país.

A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,71 óbitos para cada 100.000 mulheres, em 2021. As regiões Sudeste e Sul têm as maiores taxas (12,43 e 12,69 óbitos para 100.000 mulheres, respectivamente), seguidas do Nordeste (10,75 óbitos para 100.000 mulheres), Centro-Oeste (10,90 óbitos para 100.000 mulheres) e Norte (8,59 óbitos para 100.000 mulheres).

Para a Dra. Rafaella de Assunção, oncologista clínica do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, campanhas de conscientização como esta do Outubro Rosa são extremamente necessárias para despertar o autocuidado entre as mulheres.

A especialista frisa que o diagnóstico precoce reflete diretamente na cura do câncer. “Quando a doença é descoberta em estágio inicial, o tratamento é bem menos agressivo para a paciente, pois existe maior possibilidade de cirurgias mais conservadoras e menor chance de necessidade de tratamento complementar como a quimioterapia”.

 

Os cuidados podem começar no banho

A rotina de cuidados diários para o diagnóstico precoce do câncer pode começar em casa, durante o banho. “É um momento adequado para a mulher realizar o autoexame. Se descobrir algo suspeito, é necessário procurar um médico com urgência para investigar o que é”, ressalta.

No entanto, Dra. Rafaella salienta que o autoexame não é a única medida de prevenção. “O cuidado deve começar em casa, mas precisa ter continuidade com as consultas preventivas com o médico especializado e a realização dos exames de rotina, como a mamografia e a ultrassonografia, em alguns casos”, alerta a especialista.

 

Quando iniciar os exames preventivos

Toda mulher a partir dos  40 anos deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. No caso de mulheres com histórico do câncer de mama, os exames de rotina devem começar mais cedo, de acordo com a orientação do seu médico.

 

Sinais de alerta do câncer de mama

Quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama. No site do Ministério da Saúde outros quatro sintomas que também podem indicar a presença da doença são listados: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.