O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor que mais afeta os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, todo cuidado é importante para prevenir a doença e também para realizar o diagnóstico precoce, que é decisivo para o sucesso do tratamento e o aumento das chances de cura.
Alguns fatores podem aumentam o risco da doença como: idade (após os 45 anos), histórico familiar de câncer de próstata e excesso de gordura corporal. Importante ressaltar que esse é um tipo de tumor considerado da terceira idade, já que 75% dos casos acontecem a partir dos 65 anos.
O câncer de próstata tem evolução silenciosa. É preciso ficar atento as manifestações fora do comum, como dificuldade de urinar ou urinar mais vezes durante o dia ou noite.
Quando detectados precocemente, as chances de cura são maiores. Por conta disso são importantes as consultas regulares com urologista e os exames clínicos, como o toque retal e o PSA. Esses são os maiores aliados na luta contra o câncer!
Já tem mais 45 anos? Procure um urologista e cuida da sua saúde!
Aqui no Centro Oncológico, o Dr. Bruno Hurtado (CRM 139.902), é o urologista oncológico que vai cuidar de você!