O Centro Oncológico Mogi das Cruzes, por meio de parceria com a Universidade Braz Cubas, presta agora atendimento gratuito de fisioterapia às mulheres com câncer de mama que passaram por procedimento cirúrgico e estão em tratamento na clínica. As sessões fisioterápicas são realizadas às terças e quintas-feiras pelos alunos, com a supervisão de uma professora doutoranda em oncologia. A ação faz parte das atividades realizadas pela Clínica de Fisioterapia da Braz Cubas, que presta atendimento no Campus e também descentralizado em unidades de saúde e entidades que precisam deste tipo tratamento.
As pacientes do Centro Oncológico, após avaliação médica, passam pelas sessões para restabelecerem o movimento do braço que fica restrito por causa da cirurgia para a retirada do tecido mamário. Outra sequela que a cirurgia pode acarretar é o desenvolvimento de linfedema (inchaço que pode acometer o braço) em virtude da remoção dos gânglios linfáticos da axila. Por isso, as alunas da Clínica de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas também realizam a bandagem por compressão (enfaixamento) de forma correta, evitando que o sistema linfático apresente problemas.
O diretor administrativo do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, o físico-médico Álvaro Otávio Isaías Rodrigues, destaca a importância da parceria. “O Centro Oncológico buscou esse apoio da Braz Cubas para oferecer um serviço especializado de fisioterapia às pacientes que, muitas vezes, não têm acesso nem por meio de seus planos de saúde. É uma terapia complementar importante que, com certeza, irá melhorar a qualidade de vida dessas mulheres”.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Braz Cubas, professora Márcia Pinez, ressalta a relevância da iniciativa. “A atuação da Fisioterapia na oncologia tem crescido muito, e somente com a prescrição e execução correta dos exercícios pelo fisioterapeuta é que se consegue a melhora dos movimentos e com isto mais qualidade de vida aos pacientes”.