Conscientização sobre sintomas de câncer na infância contribui para as chances de cura de mais de 80% dos pacientes
No dia 15 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. Ao contrário dos outros tipos de cânceres que costumam atingir a população adulta, o surgimento de tumores entre crianças não está relacionado a fatores ambientais, como exposição excessiva ao sol, ou comportamentais, como o tabagismo. Por isso, a conscientização sobre sinais e sintomas suspeitos é tão importante.
Entre os principais tumores que acometem crianças estão: leucemia, tumores do Sistema Nervoso Central, neuroblastoma, nefroblastoma, retinoblastoma, linfoma e os sarcomas de partes moles. E outra diferença entre os tipos de cânceres em adultos é que o infantil, geralmente, afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação.
Os sintomas variam para cada tipo de tumor, mas há alguns pontos principais a serem observados, conforme explica o hematologista e oncologista pediátrico do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, Roberto Plaza: “hematomas e equimoses de aparecimento rápido associados à palidez cutânea e febre por mais de uma semana podem sugerir leucemia aguda, que é o câncer da medula óssea”.
Ele também explica que se a criança apresentar cefaleia (dor de cabeça) por mais de uma semana, mesmo após ingerir analgésicos, e a dor estiver associada a vômitos e a alteração do comportamento ou mesmo alteração da marcha, pode indicar tumores do sistema nervosos central.
“Já o aumento progressivo dos gânglios linfáticos, as chamadas ínguas, que não estão associados a processos infecciosos e possuem características de serem indolores, endurecidos e aderidos e que perduram por mais de duas semanas, nos levam a pensar em linfomas”, esclarece Plaza.
Outros sintomas e alertas que precisam ser acompanhados de perto são  o aumento do volume abdominal e o crescimento de uma massa (tumor) na barriga da criança. “Esses sinais podem indicar a presença de tumores abdominais malignos (neuroblastoma e nefroblastoma)”, alerta o especialista.
Já o aparecimento de mancha esbranquiçada na pupila, quando exposta à luz e conhecida como Reflexo do Olho do Gato (leucocoria), é considerado um sinal suspeito de retinoblastoma, que é o câncer ocular (retina). Geralmente, os pais podem fazer um teste rápido, tirando uma foto de seus filhos quando ainda pequenos.
“É sempre importante lembrar de que não existe prevenção para o câncer na infância e o principal fator para determinar um bom prognóstico é, justamente, o diagnóstico precoce e pronto encaminhamento para hospitais e clínicas especializadas. Quando isso acontece, as chances de cura podem ultrapassar os 80%”, enfatiza o especialista Roberto Plaza.