No dia 11 de maio de 2023, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizou um evento em Mogi das Cruzes para debater as ‘Macrotendências Mundiais até 2040’ com empresários e autoridades do Alto Tietê. O evento fez parte das comemorações do Dia da Indústria (25 de maio) e teve a presença do presidente do Ciesp, Rafael Cervone, que apresentou um estudo com números e perspectivas para o setor industrial nas próximas décadas. O estudo foi desenvolvido pela Fiesp e pelo Ciesp com base em mais de 300 estudos, projetos e pesquisas de fontes diversas.

O objetivo do evento foi ajudar os empresários a identificar as principais oportunidades geradas pelas macrotendências mundiais, assim como planejar, investir e direcionar ações para impulsionar a produção industrial da região, além de elaborar políticas de investimentos públicos. Durante a palestra foram debatidos nove temas: saúde; infraestrutura; urbanização; trabalho e qualificação; alimentos; segurança; energia; perfil do consumidor; e entretenimento e turismo. O evento também contou com a participação do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, que mostrou o projeto Guerreiras, uma iniciativa que busca humanizar o enfrentamento do câncer de mama e resgatar a autoestima das mulheres que venceram a doença.

O projeto Guerreiras consiste em uma exposição itinerante e um calendário com fotos de 13 mulheres que foram produzidas com roupas típicas de guerreiras em um ambiente medieval. O ensaio fotográfico foi inspirado na lenda das ‘guerreiras amazonas’, que removiam um dos seios para melhor envergar o arco. O objetivo é inspirar força, coragem e superação nas mulheres que enfrentam o câncer de mama, bem como chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. A exposição passou por quatro cidades da região: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, onde recebeu a visita de moradores, autoridades e representantes de entidades.

O evento foi um sucesso e reuniu empresários de diversos segmentos industriais, prefeitos, representantes de entidades e do poder público da região para discutir os rumos do setor e as oportunidades geradas pelas macrotendências mundiais até 2040. O Alto Tietê é um dos principais polos industriais do Estado com mais de duas mil indústrias nos oito municípios de abrangência da regional do Ciesp (Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano). O setor é responsável por gerar mais de 70 mil trabalhadores e 25% dos postos de emprego com carteira assinada da região.