Classe Terapêutica:        Anticorpo monoclonal anti-CTLA-4.

Mecanismo de ação:    O CTLA-4 (antígeno 4 associado ao linfócito T citotóxico) é um regulador chave da atividade de células T. O ipilimumabe é um inibidor do ponto de verificação imune do CTLA-4 que bloqueia os sinais inibitórios das células T induzidos por esta via, aumentando o número de células T efetoras reativas ao tumor, que se mobilizam para montar um ataque imunológico direto contra as células tumorais. Este bloqueio pode também reduzir a função da célula T reguladora, o que possibilita um aumento da resposta imune anti-tumor. O ipilimumabe é capaz de esgotar seletivamente as células T reguladoras no local do tumor, permitindo um aumento da razão celular intratumoral T efetoras/T reguladoras, favorecendo a morte celular tumoral.

 

Nomes comerciais: Yervoy                                        

Temperatura de armazenamento:          2º a 8ºC, PL

 

Reconstituição:

Diluente: Pronto para uso

Volume:50mg/10 ml ou 200mg/40ml

[ ] Frasco:5 mg/mL

Estabilidade: 24 horas 2º a 8º C

 

Diluição:                                                                           

Diluente: Sem diluição ou SF 0,9% e SG 5%

Volume: De acordo com a [ ]

[ ] Bolsa: 1 e 4 mg/mL

Estabilidade: 24 horas 2º a 8º C                                                                              

 

Equipo: Bomba padrão com filtro < 0,22μ                                                                          

PVC: Compativel                                            

Soro Glicosado: Compatível                                                                      

Fotossensibilidade: Não                                            

Via de Administração: Endovenosa                                                      

Ação dermatológica: Nenhuma               

Potencial Emético: Mínimo                                       

Tempo de Infusão: De 30 a 90 minutos                               

                                                                                             

MANIPULAÇÃO

Materiais                                                                          

  • Luvas estéreis
  • Seringa 20 mL
  • Agulha 40x12mm
  • Equipo padrão com filtro< 0,22μ
  • Bolsa de soro
  • Frasco ampola de Ipilimumabe

Modo de preparo:                                                        

Retire a quantidade necessária do frasco, de acordo com a prescrição médica e transfira para a bolsa de infusão, com equipo com filtro previamente preenchido. Misture o conteúdo da bolsa de infusão com movimentos oscilantes.

Pré-medicação: Se necessário: Dexametasona 10mg.                                   

Ajustes para função hepática: o. Não foram encontradas diferenças clinicamente importantes no clearance de ipilimumabe entre os pacientes com insuficiência hepática leve e função hepática normal.

Ajustes para função renal:          Não foram encontradas diferenças clinicamente importantes no clearance de ipilimumabe entre pacientes com comprometimento renal leve a moderado e pacientes com função renal normal.

Interações Medicamentosas: Em um estudo de interações medicamentosas, ipilimumabe não teve um efeito significativo sobre a farmacocinética de substratos do CYP1A2, CYP2E1, CYP2C8 e CYP3A4, quando coadministrado com substratos destas isoenzimas CYP (dacarbazina ou paclitaxel/carboplatina). O uso basal de corticosteroides sistêmicos, antes do início de ipilimumabe, deve ser evitado em razão de sua possível interferência com a atividade farmacodinâmica e eficácia, entretanto, corticosteroides sistêmicos ou outros imunossupressores podem ser usados após o início do uso de ipilimumabe para tratar as reações adversas relacionadas ao sistema imunológico. Sabe-se que o uso de anticoagulantes aumenta o risco de hemorragia gastrointestinal. Uma vez que a hemorragia gastrointestinal é uma reação adversa ao ipilimumabe, os pacientes que necessitarem de terapia anticoagulante concomitante devem ser monitorados cuidadosamente.                                                               

Reações Adversas:        Diarreia, erupção cutânea, prurido, fadiga, náusea, vômito, redução de apetite, dor abdominal, dor tumoral, anemia, linfopenia, hipopituitarismo (incluindo hipofisite), hipotireoidismo, desidratação, hipocalemia, estado confusional, neuropatia sensorial periférica, tontura, cefaleia, letargia, visão turva, dor no olho, hipotensão, rubor, fogacho, dispneia, tosse, hemorragia gastrointestinal, colite, constipação, doença de refluxo gastresofágico, função hepática anormal, dermatite, eritema, vitiligo, urticária, alopecia, sudorese noturna, pele seca, artralgia, mialgia, dor musculoesquelética, espasmos musculares, calafrios, astenia, edema, dor, doenças semelhantes à gripe (sintomas), ALT elevada, AST elevado, bilirrubina sanguínea elevada, fosfatase alcalina sanguínea elevada, redução de peso.                                                          

                                                                                             

Orientações Gerais:       Testes de função hepática (TFHs) e função da tireoide devem ser avaliados no início do tratamento e antes de cada dose de Ipilimumabe. Além disso, quaisquer sinais ou sintomas de reações adversas relacionadas ao sistema imunológico, incluindo diarreia e colite, devem ser avaliados durante o tratamento. Quando administrado em combinação com nivolumabe, nivolumabe deverá ser administrado primeiro seguido de Ipilimumabe no mesmo dia.                                

                                                                                             

Referências:                                                                    

  1. Bula Yervoy 2022
  2. MOC Drogras 2022