Com a chegada do inverno e, consequentemente, a queda nas temperaturas, as pessoas que estão em tratamento contra o câncer, principalmente, realizando sessões de quimioterapia, devem aumentar os cuidados a saúde. Ou seja, os cuidados no inverno devem ser ainda maiores.
Isso porque os medicamentos usados diminuem as células de defesa do organismo (glóbulos brancos) deixando a pessoa mais sensível ao frio e com a imunidade baixa aumentando o risco de gripes, resfriados e outras infecções respiratórias. A sensibilidade pode causar ainda a sensação de formigamento ou choque nos pés e mãos.
Para minimizar esses sintomas, o cirurgião-oncológico Ricardo Motta destaca a importância da prevenção que inclui o reforço na proteção térmica com luvas, toucas, cachecóis, casacos quentes e meias grossas, além do consumo de bebidas quentes que ajudam a manter a temperatura corporal.
Cuidados no inverno para pacientes com câncer
Nessa época, os pacientes devem evitar ter contato com pessoas que já estejam gripadas ou resfriadas, assim como permanecer em locais climatizados ou com grande concentração de pessoas. É importante sempre lavar as mãos ao chegar da rua ou utilizar transporte público e ter álcool gel para higienização. Mesmo quando não houver sol é preciso passar protetor solar.
“Esses são cuidados que os pacientes oncológicos já devem manter. Com frio, devem ser redobrados, pois como estão com o sistema imunológico mais sensível, ficam mais expostos às doenças causadas por bactérias ou vírus”, orienta o médico oncologista Ricardo Motta.
Vacina contra gripe
Embora a imunização contra a gripe seja comum nesta época do ano, os pacientes oncológicos não devem receber a vacina sem prescrição médica. “É muito importante consultar-se antes com o oncologista responsável. Somente ele é quem deve autorizar a vacinação durante o tratamento”, adverte.