Os pacientes com câncer que estão em tratamento não devem deixar de viver! E aqueles que gostam do Carnaval não precisam se privar de cair na folia neste feriadão prolongado. Podem e DEVEM se divertir sempre que estiverem dispostos, basta só respeitar o seu corpo e seguir as orientações médicas.
Pensando no nosso paciente que é folião, o Centro Oncológico Mogi das Cruzes dá algumas dicas simples, mas importantes para garantir o seu bem-estar durante todo o passeio.

Dicas para pacientes com câncer aproveitarem o Carnaval:

1- Antes de viajar, comunique seu médico.

É importante conversar para que ele possa orientá-lo o que deve ou não fazer dentro  do contexto da viagem que você decidiu fazer. É recomendável pedir receitas extras, caso necessite, e atualizar os contatos para caso de alguma emergência.

2º passo: Dê preferência para lugares mais tranquilos.

Alguns tumores ao longo do tratamento tendem a deixar a imunidade baixa, fragilizando o organismo. Por isso, é muito importante evitar aglomerações para não correr o risco do contágio de doenças virais.

3º passo: Não esqueça de levar seus medicamentos.

Enquanto estiver em tratamento, as medicações não podem ser deixadas de lado, mesmo nos momentos de lazer e descontração. Por isso, lembre-se de levá-los – tanto os de uso contínuo, como os indicados para casos de dor, náusea e febre. Não se esqueça de tomá-los na hora certa, seguindo a mesma rotina do tratamento.

4º passo: Não consuma bebidas alcoólicas.

Tratamento médico não combina com o consumo de bebidas alcoólicas. Nos dias quentes não caia na tentação de tomar apenas “uma cervejinha”. O efeito do álcool pode minimizar ou tornar ineficaz o remédio que está tomando. Bebidas gaseificadas também são proibidas para pacientes que estão em tratamentos quimioterápicos. Dê preferência para sucos naturais. Dependendo do lugar que estiver, consuma bebidas engarrafadas e tome muita, mas muita água. É a  melhora maneira de manter-se hidratado.

5º passo: Cuide da alimentação.

Dê preferência para alimentos naturais, com pouco gorda, ricos em nutrientes. Evite alimentos crus e o consumo em locais que não conheça a procedência. Desta forma, minimiza os riscos de adquirir uma infecção alimentar.

6º passo: Proteja sua pele do sol.

Independente do lugar que esteja no Carnaval, proteja sua pele do sol e evite exposição nos horários de pico, entre às 10 e 16 horas. Os cuidados devem ser ainda mais restritos para quem está fazendo tratamento de quimioterapia e radioterapia. Use chapéus, bonés, lenços e outros. Você pode até inovar e entrar no clima da festa usando adereços carnavalescos para se proteger. É só usar a criatividade e cair na folia!
Não esqueça: Sair da rotina é para ser algo prazeroso e não se tornar um problema. Por isso, faça isso com muita responsabilidade para aproveitar com muita alegria e disposição o seu passeio.
O que achou desse texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais.