Quimioterapia

Projetadas em ambientes climatizados, as salas de Quimioterapia oferecem conforto e privacidade. Têm leitos e poltronas reclináveis e anatômicas, que garantem mais comodidade. Durante as sessões de quimioterapia, os clientes permanecem em constante observação. O procedimento é realizado pela equipe de Enfermagem do hospital, sempre com a supervisão de um enfermeiro responsável.

Radioterapia

O Centro Oncológico é a única instituição de saúde de Mogi das Cruzes e região que oferece tratamento de quimioterapia e radioterapia. O setor conta com aceleradores lineares, simulador e tomógrafo para realização de radioterapia convencional, radioterapia tridimensional conformada, radiocirurgia, radioterapia esterotaxica fracionada e radioterapia de intensidade modulada com blocos (IMRT). Existe um ganho no tratamento quando Quimioterapia e Radioterapia são associadas.

Cirurgia Oncológica

O corpo clínico do Centro Oncológico Mogi das Cruzes conta com cirurgião oncológico com Título de Cancerologia Cirúrgica, certificado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Hormonioterapia

A Hormonioterapia é um tratamento feito a partir de medicamentos com a função de inibir a atividade dos hormônios que tenham alguma influência nos crescimento de um tumor.

Imunoterapia

No Centro Oncológico a utilização da Imunoterapia visa estimular o sistema imunológico por meio de substâncias modificadoras da resposta biológica como; Tumores de pele e melanoma maligno. Pode ser utilizada também, para tratamento de doenças alérgicas com base em uma vacina de alérgenos, o mesmo que causa a alergia em questão. Essa vacina vai elevar a imunidade do individuo para que este apresente menos sensibilidade a certas substâncias.

cuidados paliativos

CUIDADOS PALIATIVOS

ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL CUJOS PRINCÍPIOS BÁSICOS SÃO:
• Melhorar a qualidade de vida do paciente, auxiliando, inclusive seu tratamento.
• Auxiliar no alívio da dor
• Oferecer suporte para que o paciente viva tão ativamente quanto possível
• Oferecer uma abordagem integrativa. validando aspectos psicológicos e espirituais do cuidado
• Promover o alivio da dor e de outros sintomas em todas as suas dimensões
• Honrar a biografia, os desejos e as necessidades do paciente e de seus familiares, bem como, ajudá-los CO processo de adoecimento, terminalidade e luto
• Ser iniciado o quanto antes. desde o diagnóstico, para que o paciente viva o maior tempo possível, com a maior qualidade de vida possível
• Não acelerar nem adiantar a morte: respeitar o tempo natural

Dessa forma pode ser iniciado a qualquer momento do tratamento, preferencialmente o mais cedo possível.

Pacientes Oncológicos além de insuficiência cardíaca, doença renal dialítica etc.
Pacientes internos e externos.

Centro de Infusão

Infusões

Infusões de monoclonais e terapia imunológica (Reumatologia, Gastrenterologia, etc), protocolos com as principais drogas (Aclasta, Actemra, Avonex, Bonviva, Enbrel, Eprex, Granulokine, Flebogamma, Humira, Mabthera, Neodecapetyl, Noripurin, Orência (, Pegasys, Pegintron, Remicade, Sandoglobulina, Sandostatin, Solumedrol, Stelara, Venimmuna, Xolair;

Outras aplicações

 Terapia com BCG para câncer de bexiga  (coberta pelas operadoras de planos de saúde)
 Terapia com análogos RH-LH (Zoladex, Lectrun, Lupron, Suprefact, etc.)
 Terapia com biofosfanatos (Bonefós, Zometa (ácido zoledrônico), pamidronato)

cicatriz hipertrófica

Betaterapia e eletronterapia para queloides 

Betaterapia e elétrons para tratamento de queloide e cicatriz hipertrófica;

Estes quelóides e cicatrizes hipertróficas são cicatrizes benignas. São a proliferação anormal do tecido da pele e depósito de colágeno na pele. Ocorrem após alguma lesão na pele, levando a uma cicatriz elevada que pode vir com dor e coceira. A principal diferença entre as duas é que o crescimento do quelóide não respeita os limites originais do ferimento inicial, enquanto a cicatriz hipertrófica sim.

A eficácia depende da realização da Betaterapia ou eletronterapia o quanto antes após a cirurgia. Lebrando que não elimina, mas previne sua formação.

Muitas operados cobrem este procedimento, por isso consulte seu plano de Saúde.

Fisioterapia em pacientes oncológicos

Fisioterapia em oncologia faz-se necessário em todas as áreas da oncologia, tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de sistemas e orgões do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Através de avaliação e tratamento as condutas adotadas na fisioterapia atende a necessidade individual, oferecendo ao paciente e seus familiares uma experiência agradável e acolhedora não sendo um fator desencadeante de estresse, atuando de forma preventiva e tratando as possíveis sequelas do tratamento.

Hematologia

Hematologia é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os GLÓBULOS VERMELHOS(hemácias), GLÓBULOS BRANCOS(leucócitos) e PLAQUETAS, além de estudar os órgãos onde são produzidos, como a medula óssea o linfonodo e o baço.

Psicologia

A psicologia garante o suporte e o apoio emocional frente ao adoecimento e tratamento do câncer. Os atendimentos são realizados através de ações que ajudam na melhoria da qualidade de vida do paciente e do cuidador, reinserção social, reabilitação psico-social e cuidados paliativos.A intervenção psicológica ajuda a lidar melhor com os sentimentos e comportamentos desencadeados neste processo da doença, além de ajudar no resgate da vida, da alegria e da esperança.Indicação: no momento do diagnóstico, em situações de pré e pós-operatório, no momento da quimioterapia e radioterapia, programas de reabilitação psico-social e cuidados paliativos.
O setor de psicologia deu início ao “Projeto Acolher”. Todo paciente que chega ao Centro Oncológico para marcar a primeira consulta é acolhido pelo setor de Psicologia. “Recebemos o paciente na sala de espera, escutamos suas angústias e dúvidas, prestamos orientações gerais sobre o tratamento e apresentamos as instalações do Centro Oncológico”, explica Valéria Rocha Macedo, psicóloga.

Assistência Farmacêutica

Visando a qualidade da terapia dos pacientes, o setor da Farmácia do Centro Oncológico realiza desde a preparação até a dispensação dos medicamentos individualmente dispensados para os pacientes em tratamentos, participa da equipe responsável pela padronização de medicamentos e materiais médico-hospitalares avaliando a qualidade do produto, realiza a rastreabilidade dos produtos da compra à utilização dos mesmos.

Anticorpos Monoclonais

Anticorpo produzido pela progênie de uma única célula e que por isso é extremamente puro, preciso e homogêneo. São proteínas produzidas para detectar ou combater antígenos (microorganismos que causam doenças) específicos do organismo.

Centro de Infusões

Nossa Clínica está pronta para ajudar quem precisa de infusões e aplicações de medicamentos por doenças como Artrite, Osteoporose, Anemia, Asma Grave , Psoríase, entre outras.

Odontologia / Mucosite

Laserterapia é um tratamento com feixe de luz concentrada aplicada em uma região, com fins terapeuticos ou profiláticos.

Entre os vários benefícios do Laser de Baixa Intensidade (LBI) ou Laser Terapêutico utilizado na Laserterapia são:

Estímulo à microcirculação;
Estímulo à perapração celular;
Efeito analgésico;
Efeito anti-inflamatório;

Centro Oncológico Mogi das Cruzes oferece a Laserterapia às pessoas que estão sendo submetidas às sessões de quimioterapia e radioterapia, principalmente, nas regiões de cabeça e pescoço.